A Tecnologia a nós imposta
Já repararam no nível de stress das pessoas atualmente? Mas isso não é de hoje, já vem de alguns anos e não é apenas a situação do país e do mundo, mas um conjunto de fatores, principalmente tidos como tecnológicos que nos são entregues ou vendidos que a princípio viriam para melhorar nossas vidas, como o forno de micro-ondas, TVs, celulares e outros equipamentos. Some-se isso ao campo formado pela energia elétrica ao nosso redor e a Internet, agora o 5G, muito mais potente e que exigirá antenas mais próximas e em maior número, que futuramente comporá o que chamam de Internet das Coisas, que integrará os diversos aparelhos eletrônicos domésticos permitindo manipulação a distância. Então vc está no ambiente de trabalho, será possível acionar a cafeteira ou mesmo um aparelho que prepare sua próxima refeição. Carros autônomos que nem necessitam de motoristas.
Você pode dizer, " mas que maravilha!" Será?
Considere o campo eletromagnético estabelecido, necessário para o funcionamento destas " maravilhas", nosso organismo é o mais prejudicado em decorrência do bombardeio constante de energias que transpassam nossos corpos. Saiba que há pessoas que são mais sensíveis a estes campos e são obrigadas a se retirarem para regiões rurais mais afastadas para que possam viver melhor.
Por esta razão nas férias ou feriados buscamos teoricamente locais mais tranquilos, próximos a natureza onde nos sentimos melhores e revigorados. Disse teoricamente porque muitos indivíduos levam consigo parafernalias como caixas de som, videogames e outros aparelhos que acabam reduzindo a razão do que originalmente procuravam, e ainda destruindo ou poluíndo o ambiente.
Essa tecnologia aos poucos vem limitando a liberdade das pessoas, onde o Estado cada vez mais policia seus cidadãos com suas câmeras, controles de localização via chips, controle facial, enfim, este conhecimento, que a princípio deveria nos ajudar, demonstra um propósito sinistro e não a favor dos seres humanos que vai sendo moldado de maneira que vá aos poucos perdendo sua individualidade e se tornando apenas mais um elemento, um número, algo descartável que possa ser substituído como qualquer peça defeituosa de um equipamento nos afastando cada vez mais de nossa verdadeira natureza como ser. Se antes éramos incentivados a transcender, hoje cada vez mais somos limitados a meras peças, casa vez mais distantes de nós mesmos enquanto ser, se faz cada vez mais necessário a sugestão de Sócrates, " conheça a ti mesmo".
Atilio Coelho
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, quero conhecer sua opinião sobre o que está sendo exibido.