Yes, nóis temo bananas!
Toda vez que passo pelo chamado Vale do Ribeira, localizado na região sul do estado de São Paulo,fico nervoso ao me deparar com as intensas agressões ao meio ambiente. O Vale do Ribeira é a área de maior presença da Mata Atlântica no país. Há diversos parques ali instalados com o objetivo de proteger o que resta daquela mata que originariamente chegava a atingir até os estados nordestinos, mas hoje se resume a pequenas ilhas da antiga floresta. Daí a importância da região do Vale do Ribeira na preservação daquele sistema e de sua fauna.
Empresários e governos (municipal e estadual) poderiam desenvolver ali diversos projetos sustentáveis de maneira que aproveitassem de maneira racional a floresta sem destruí-la.
No trabalho desenvolvido por Nicia Wendel ligada a Fundação SOS Mata Atlântica, o Descubra o Lagamar, consta que o governo estadual está realizando um trabalho de tombamento daquelas serras, isso dito em 2003. Oito anos depois diversos proprietários daquelas terras desmatam sem piedade enormes quantidades de mata, algumas em morros com quase 90% de inclinação onde na maioria das vezes as destinam para a agropecuária ou principalmente plantação de banana. Podemos dizer que grande parte da mata atual está sendo substituída por plantações de bananas, reduzindo ainda mais o habitat de diversas espécies de animais e vegetais.
Chegamos a constatar queimadas em Área de Preservação Permanente localizado na Barra do Ribeira, para a construção de novas casas, e as placas indicativas deitadas em meio aquela destruição.
Então me ponho a perguntar, será que a SOS Mata Atlântica não percebe o desmatamento daquela floresta e o avanço de diversas plantações de bananas, assim como outras tantas agressões ao meio ambiente? O que estariam fazendo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e as prefeituras locais?
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, quero conhecer sua opinião sobre o que está sendo exibido.