Visita ao quilombo da Caçandoca

 VISITA AO QUILOMBO DA CAÇANDOCA


Vista da praia principal 
                      



     Visitamos o quilombo da Caçandoca,  cujo acesso é próximo ao portal de entrada  de Ubatuba. Tido como o primeiro quilombo reconhecido pela Marinha brasileira e lindas praias. Uma ótima opção para quem procura ótimas praias em um ambiente fechado em época de temporadas 

   







Nesta recente visita, constatamos diversas mudanças no quilombo, diversas mudanças no quilombo, anteriormente com predominância de casas simples de pau a pique, também existia uma pequena capela a beira mar, mas foi demolida, mas já não encontramos pretos velhos vendendo em mesas improvisadas doces de bananas e remédios caseiros preparados por eles, mas como um bairro que agora cobra entrada para manutenção do quilombo, casas boas de alvenaria, muitos bons automóveis estacionados e diversos bares na beira da praia principal. Deu a impressão de que em breve passará a ser apenas como um condomínio entre tantos.

     Mas o que mais chamou a nossa atenção é que por ser um quilombo, normalmente local de descendentes de escravos, não vimos nenhum negro nem nas casas da rua principal e nem nos locais utilizados para o turismo.

Qual seria a razão?


ATILIO COELHO - Pesquisador de campo. Fundou o Núcleo Tron - Centro de Estudos e Pesquisas e a ONG Projeto Semente. Foi colunista no Jornal Página Leste, co-editor da revista Ciências Paralelas (extinta), consultor da Revista UFO.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DAS RAÇAS ALIENÍGENAS E O GOVERNO NORTE AMERICANO

A Tecnologia a nós imposta

CAVERNA NO PICO DO JARAGUÁ