domingo, fevereiro 17, 2008

E o mar avança sobre nosso litoral








Meus amigos






E para que não digam que esse blog apenas se dedica a ufologia, apresentamos outro assunto, que é o avanço do mar em nosso litoral. Aliás, esta é a primeira de outras matérias sobre diversos lugares que visitamos, aguardem.



Comprovando antigas profecias e a sapiência de nossos antepassados que já nos alertavam que haveria o dia em que o mar retomaria seu lugar, talvez causado pelo aquecimento global, talvez pela inclinação do eixo do planeta segundo outros, a verdade é que nosso litoral está em franca mudança.



Segundo a fala de uma técnica do Instituto Oceanográfico de S. Paulo (USP), em programa na TV Assembléia (da Assembléia Legislativa de S.Paulo), 90% do litoral paulista já estava sendo afetado pelo que chamam técnicamente de "erosão marítima", quando eles confirmam a fala de nossos antepassados, a de que o mar realmente está reassumindo seu lugar em nosso litoral.



Sou testemunha de que diversas praias que conhecia, nos municípios de Santos e São Vicente, já não existirem mais.



Lembro também de uma reportagem de TV a respeito da praia dos Milionários em S. Vicente, onde o mar já batia em uma das paredes de um prédio residência, e a síndica informava que não sabiam o que fazer, pois boa parte do que os moradores possuiam estava naqueles apartamentos.



No estado do Paraná, praias da famosa Ilha do Mel, no litoral norte daquele estado também já estão sendo afetadas.



No litoral norte fluminense, mais precisamente no município de Rio das Ostras, principalmente no baixo de São João, diversas casas já foram destruídas.



No norteste, principalmente no Ceará, diversas praias desapareceram e casas estão sendo destruídas com o avanço gradual do mar.



Registramos para esta matéria a erosão do mar no município de Itanhaém, litoral sul do estado de S.Paulo, onde podemos observar os escombros de quiosques ((bares a beira mar)(ver fotos acima)) na avenida que beira o mar no centro daquela cidade. Confira!



Se você tiver qualquer foto que comprove este fenômeno, nos envie e teremos todo o prazer em publicá-las, pois o objetivo deste blog é a informação e a participação coletiva com seus leitores.



Forte Abraço






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, quero conhecer sua opinião sobre o que está sendo exibido.